top of page
IMG_4966.jpg
WhatsApp Image 2022-06-15 at 17.16_edited.jpg

Sobre mim

Sou psicanalista lacaniana e faço minha formação permanente na Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, onde sou membro. Sou psicóloga (CRP16/4417) formada desde 2014. Fiz Mestrado em Psicologia Institucional na Universidade Federal do Espírito Santo, onde trabalhei com o tema da crise psíquica em saúde mental. Tenho experiência como docente em cursos de graduação de psicologia, ministrando aulas de teoria psicanalítica, psicoterapia psicanalítica, introdução à psicologia e epistemologia da psicologia. Atendo em minha clínica em Vitória/ES desde 2014 e passei a atender também em meu consultório de Psicanálise em São Paulo a partir de 2022. Desde a pandemia iniciei os atendimentos também na modalidade online e permaneço ofertando a escuta nas duas modalidades: psicanálise online e presencial.

6.png
7_edited.png
7_edited_edited.png
       
 

   A psicanálise é um método de tratamento do sofrimento psíquico inventado por Sigmund Freud no final do século 19. Freud, na ocasião de sua invenção, se deparou com um cenário em que o sofrimento humano e os transtornos mentais eram ainda subjugados a um trato desumano, com práticas preconceituosas, moralistas e que, em sua maioria, visavam o afastamento do sujeito de seu seio familiar e social.

   Freud revolucionou a forma como o sofrimento humano e os transtornos mentais eram concebidos levando para o seu contexto a proposta de um tratamento individualizado e singular. A partir de sua experiência clínica, Freud observou e descreveu os fenômenos psíquicos, encontrando nas manifestações inconscientes e associações livres dos seus pacientes a chave para a solução dos sofrimentos dos pacientes que o buscavam.

   O método psicanalítico é desenvolvido a partir da descoberta que Freud faz do inconsciente e de sua lógica. A partir de Freud, a subjetividade humana passa a ser compreendida em sua dimensão consciente e inconsciente. Para ele, os conflitos psíquicos inconscientes estão na base dos transtornos e sofrimento humanos e através do dispositivo psicanalítico, com a técnica da associação livre de ideias, podemos acessar e tratar esses conflitos.

O que o psicanalista faz?

Mariana Meireles Psicanalista_edited.jpg
7_edited_edited_edited.png
IMG_3902.jpg

Por que iniciar um tratamento com a psicanálise?

Muitas são as razões pelas quais se inicia uma análise. Um momento depressivo, um excesso de ansiedade...

relógio de bolso

Quanto tempo dura o tratamento?

Em 1913, em seu texto "Sobre o início do tratamento" Freud escreve algumas recomendações...

Entrevista para o programa Papo de mãe solo. 
Um papo sobre relações familiares, limites, respeito e empatia

Contato
consultório.jpg

CONTATO

  • Whatsapp
  • Instagram

São Paulo/SP
Avenida Paulista, 807, Ed. Sir Winston Churchill, Conj. 306, 3º andar

 

Para agendar um horário mande uma mensagem via WhatsApp se identificando e solicitando o agendamento. Os atendimentos são realizados de forma particular, não trabalho com planos de saúde. 

bottom of page